Neste artigo a Kenaz procura dar a conhecer uma oportunidade para as empresas que têm um forte investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D). O Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE), apoia as empresas através de um benefício fiscal em sede de IRC, dedutível diretamente à coleta.
Este benefício destina-se a todas as empresas nacionais, residentes em território português que exerçam, a título principal, uma atividade de natureza agrícola, industrial ou comercial que tenham realizado despesas com I&D.
Este apoio são elegíveis as seguintes despesas:
1. Ativos fixos tangíveis (exceção edifícios e terrenos) adquiridos em estado novo;
2. Despesas de pessoal com habilitações literárias superiores ao ensino secundário (nível 4)*;
3. Despesas com participação de dirigentes e quadros de gestão de instituições de I&D;
4. Despesas relativas à contratação de atividades de I&D;
5. Custos com registo e manutenção de patentes;
6. Despesas com auditorias à I&D;
7. Despesas com ações de demonstração que decorram de projetos de I&D apoiados.
*Despesas de pessoal com habilitações literárias mínimas do nível 8 do QNQ são consideradas em 120% do seu quantitativo.
Com o SIFIDE pode recuperar até 82,5% dos investimentos em I&D que não tenham sido objeto de comparticipação financeira do Estado via benefício fiscal deduzido à coleta.
Porquê escolher a Kenaz? O método Kenaz oferece ao cliente um acompanhamento personalizado desde o planeamento estratégico ao sucesso nas candidaturas para maximizar o resultado de otimização fiscal das empresas.
Para desburocratizar a candidatura, a Kenaz acompanha-o em cada momento, alocando um colaborador diretamente na empresa para facilitar a recolha e análise da informação.
O SIFIDE é um benefício fiscal de inovação e a Kenaz maximiza o sucesso das candidaturas!